Dias de doações e muita solidariedade. Este foi o projeto Trote Solidário – “Construindo Pontes para a Igualdade”, o qual arrecadou centenas de livros e itens de higiene íntima feminina, que vai beneficiar mulheres do sistema carcerário feminino, conscientizando os acadêmicos sobre a desigualdade de gênero e importância da reinserção social. Essa ação foi realizada por acadêmicos ingressantes 2024/1 e professores da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) e aconteceu entre os dias 17 e 19 de abril, na instituição.
O Trote Solidário foi realizado pelos acadêmicos do primeiro período dos cursos da FASEC, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Administração, Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem. E contou com apoio das Atléticas Decreto e Tributária.
O objetivo principal da ação foi formar profissionais e cidadãos éticos, comprometidos com a transformação social. Além de arrecadar doações para mulheres em situação de cárcere, promovendo também uma reflexão sobre o sistema prisional.
Doação de livros
Os livros doados serão destinados ao projeto Ler para Libertar, uma ação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), onde a FASEC é parceira. O Projeto foi criado a partir da Portaria nº 709, de 02 de setembro de 2021, que regulamenta a remição da pena pela leitura nos sistemas carcerários do Tocantins.
Programação
O evento ocorreu em três dias consecutivos, no dia 17 os acadêmicos doaram livros de diversos gêneros, já no dia 18 os estudantes contribuíram com itens de saúde íntima, como absorventes, sabonetes íntimos e outros produtos de higiene pessoal e, por fim, no dia 19 os acadêmicos do primeiro período participaram de apresentações de paródias relacionadas ao tema da desigualdade de gênero, no hall da FASEC.