Biblioteca FASEC

Páginas

APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA.

Denominada “Biblioteca Serra do Carmo”, Instalada em um espaço amplo, projetada para atender aos padrões adequados das normas de segurança, ambiência e ergonomia, visando oferecer à comunidade de Discentes, Docentes e colaboradores um ambiente de harmonia propício ao estudo.

O acervo é 100% virtual, através de assinaturas de bibliotecas virtuais, fornece informações rápidas e precisas a seus usuários. O sistema de automação utilizado é o Jacad – Módulo Bibliotecário, desenvolvido para a gestão de bibliotecas. Permite ao usuário o acesso aos serviços e catálogo do acervo e integra em tempo real, às rotinas de controle oferecendo operações de buscas, reservas sem deslocamento físico de sua residência ou ambiente de trabalho.
Possui regulamento próprio que descreve todas as atribuições, serviços e ainda as normas de utilização.

A localização física no térreo do prédio conforme normas técnicas vigentes de acessibilidade, NBR 9050 Emenda 1 – 03.08.2020, integrando acervo, ambiente de leitura, processamento técnico, espaço de estudo, conta com mesas e cadeiras para estudos, 06 (oito) terminais de pesquisa, conta também com cabine adaptada para pessoas com necessidades especiais.

No projeto de reformulação da Biblioteca com olhar especial, com atualização e expansão do acervo (livros e periódicos), melhoramento do espaço físico e dos equipamentos, o acesso ao acervo passou a ser 100% virtual com assinaturas das seguintes bases de dados: Minha Biblioteca, Acervo Digital Saraiva, Catálogo de normas da ABNT Online, Biblioteca Digital Proview e os Periódicos Revista dos Tribunais Online e EBSCO – Academic Search Premier e Fonte Acadêmica.

A biblioteca possui terminais ligados à rede mundial de computadores e acesso à internet wireless, oportunizando ao usuário fazer diversos serviços, como: trabalhos acadêmicos, pesquisas, assistir aulas virtuais, acessos ao acervo da biblioteca entre outros.

Horário de funcionamento ocorre das 8h às 22 horas, de segunda a sexta-feira e nos sábados das 8 às 12 horas

.
O acesso virtual (por qualquer dispositivo ligado à rede mundial de computadores) aos serviços e consultas ao catálogo do acervo.
Os serviços prestados são: consulta local; acesso aos livros virtuais; levantamentos bibliográficos; atendimentos técnicos aos trabalhos acadêmicos, treinamentos de usuários entre outros.

A utilização do material bibliográfico é facultada ao corpo docente, discente e administrativo da IES.

Política Institucional de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo.

A política de aquisição, atualização e expansão do acervo bibliográfico adotado pela FASEC são baseadas na vinculação entre os indicadores de qualidade do MEC, conforme as necessidades dos cursos (graduação, pós-graduação), mantidos pela Instituição, a atualização do acervo bibliográfico ocorre de acordo com o PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional e PPC – projeto pedagógico do curso e o PDC – Plano de Desenvolvimento do Acervo. A atualização é prevista no orçamento anual, sendo processada diariamente para a expansão do acervo de livros virtuais e periódicos.

Espaço Físico
O espaço está dividido em:

• Bancada de computadores;
• Cabines de estudo individuais.

Guia Rápido (Folders)

Tem o objetivo de apresentar informações do funcionamento da biblioteca de forma clara e objetiva.

Formação do Acervo da Biblioteca

ACERVO DIGITAL
Biblioteca Digital (Minha biblioteca) – Atende as áreas Ciências Sociais e Aplicadas, Exatas, Letras e Artes, Pedagógica, Jurídicas e Medicina & Saúde. Garante o acesso 24 horas em 365 dias anuais a toda comunidade acadêmica.
Acervo Digital Saraiva Dividida em BDS Acervo Jurídico, Gestão e Técnico.
Revistas dos Tribunais online Com 37 periódicos de Doutrinas, Jurisprudência, Legislação, Súmulas OJs PNs, Doutrinas Essenciais, Pareceres e Soluções Práticas dos Juristas.
Biblioteca Digital Proview Acervo da editora Revista dos Tribunais e Marion.
Associação Brasileira de normas técnicas Acesso a ABNT Coleções para visualização.
EBSCO – Academic Search Premier Inclui periódicos e revistas ativos, com texto completo de acesso não aberto; periódicos ativos, com texto completo, revisados por pares e não abertos; periódicos ativos, de texto completo, com revisão por pares e de acesso não aberto, sem embargo; periódicos ativos, de texto completo e não abertos, indexados no Web of Science ou no Scopus.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

É um plano preventivo o qual apresenta estrutura estratégica e operativa que ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas.

É documento que propõe uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal da biblioteca, sempre que alguma das suas funções usuais se vê prejudicada por um sinistro interno ou externo. Procura garantir a continuidade do funcionamento da organização face a quaisquer eventualidades, sejam elas materiais ou pessoais.

O plano de contingência inclui etapas básicas com objetivos estratégicos e metas pré-estabelecidas.

As ações estabelecidas visam minimizar situações de emergência que por ventura venham a acontecer no âmbito da biblioteca, visando o retorno à normalidade, evitando uma paralização prolongada dos serviços que possam gerar prejuízos aos seus usuários.

O plano de contingência permite que a biblioteca se mantenha em funcionamento durante o sinistro. Sua meta é permitir que os gestores atuem rapidamente mantendo a continuidade dos serviços.

SERVIÇOS TÉCNICOS OFERECIDOS:

APOIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS

• Ficha Catalográfica;
Os alunos, docentes e corpo administrativo da Faculdade, podem solicitar à biblioteca a elaboração das fichas catalográfica de seus trabalhos. A biblioteca tem o prazo de 48h para responder a contar da hora da solicitação.
• Normas para formatação de trabalhos acadêmicos;
Os usuários podem solicitar orientações sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT e esclarecer dúvidas a respeito da aplicação dessas normas quanto à estrutura do trabalho, citações, referências, sumário, resumo etc.

• Orientação para Normalização de Trabalhos Segundo a ABNT
RECEPÇÃO/ CALOUROS

O Biblioteca semestralmente recebe os novos alunos para apresentações do Biblioteca e os serviços oferecidos.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Orientações aos usuários quanto aos acessos às bases de dados disponibilizadas pela biblioteca entre outras fontes de pesquisas.

TUTORIAIS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS
-Minha Biblioteca
-Saraiva
-RT Online
-Biblioteca Proview
-EBSC

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

• ESPAÇO FÍSICO
Segunda a Sexta – das 8h às 22h
Aos Sábados – 8h às 12h
• ACERVO
A disposição 24hs todos os dias da semana.

REGULAMENTO

O regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca da Faculdade Serra do Carmo garantindo o perfeito desempenho de suas atividades. O objetivo é disciplinar as relações de natureza organizacional e as de âmbito administrativo com todos os usuários.

NORMATIVOS

Descreve de maneira objetiva e organizada os procedimentos adotados nas políticas da Biblioteca. Têm a finalidade de detalhar com maior precisão as regras de uso dos serviços oferecidos.

RELATÓRIOS DE GESTÃO DA BIBLIOTECA

Relatório de Gestão é o documento de prestação de contas anual dos serviços administrativos internos e serviços oferecidos aos usuários durante o ano de vigência.

O Relatório de Atividades da Biblioteca Serra do Carmo. Sistematiza os principais dados gerenciais e administrativos dos serviços prestados durante o período em foco.

Apresenta os processos dos setores, movimentação do acervo, além de apresentar um resumo dos relatórios anteriores para parâmetros e análise de gestão. Inclui ainda neste documento informações sobre estrutura organizacional da Biblioteca como: área física, serviços e produtos oferecidos.
Este relatório além das informações, registros e divulgação das atividades biblioteconômicas, consolida orientações para o planejamento estratégico e ações futuras visando ao aperfeiçoamento dos trabalhos inerentes às funções da Biblioteca na sua missão principal de apoio ao ensino, pesquisa e extensão.

FALE COM A BIBLIOTECA:

Email: biblioteca@fasec.edu.br
Telefone: (63) 3216 6000