O projeto de extensão da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) “Conectando Malhadinha” está beneficiando diretamente a comunidade quilombola Malhadinha, localizado no município de Brejinho de Nazaré, cerca de 100km de Palmas, com ações voltadas para a agricultura familiar, cultura e ainda tecnologia, por meio de entrega de equipamentos. O projeto foi iniciado em 2015 e agora tem novas etapas, como do último dia 04 de maio.
Acadêmicos de Direito, professores e colaboradores FASEC estiveram na comunidade realizando um diagnóstico, conhecendo a realidade local e ainda a fábrica de polpas “Quintal do Quilombo”.
Na ocasião, foram entregues: freezers, uma máquina de despolpar e um instrumento musical. Ainda neste ano, será entregue antenas para acesso à internet na comunidade. A ação teve ainda o apoio logístico da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (SEPOT) e Superintendência do Patrimônio da União em Tocantins (SPU-TO).
“Essa ação de entrega de equipamentos à comunidade Malhadinha é fruto de um projeto iniciado em 2015, de um convênio entre a associação de moradores da mesma e a FASEC. Através da realização de festas e projetos beneficentes, o projeto arrecadou fundos que foram reservados e investidos ao longo dos anos. E que agora iniciamos a entrega efetiva para a comunidade. O que mostra que a instituição se compromete e colabora com desenvolvimento sustentável e práticas de cidadania”, enfatizou o diretor da FASEC, Arnaldo Bringel.
Para o acadêmico de direito, Antonio Marcos, “estar na comunidade é ressignificar o quanto que a luta dessa comunidade é importante e precisa ser valorizada. O projeto de extensão e o trabalho que a FASEC é uma confirmação do compromisso da extensão com o desenvolvimento humano e cultural, econômico e social dessa comunidade”, concluiu.
Comunidade Malhadinha
A Comunidade está entre as 41 comunidades remanescentes de quilombolas do Estado do Tocantins, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, localizada em Brejinho de Nazaré.
“Foi uma longa amizade que a gente já tem com a Faculdade, quase dez anos, e receber os estudantes e professores aqui na nossa comunidade é um prazer imensurável e isso vai durar por muitos e muitos anos. Estaremos sempre de portas abertas, pois a união e ajuda de outras instituições só fortalece nossa luta”, Marlene Araújo, representante da Associação da Comunidade Malhadinha.
Projeto
O Projeto de extensão culminou com a proposta de criação de uma rede de cooperação entre comunidade e Faculdade Serra do Carmo, assumindo um compromisso de responsabilidade social.