Cine Debate da FASEC promove discussão sobre direito e povos indígenas no Cine Cultura

Os Acadêmicos e docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) participaram do Cine Debate, especial povos indígenas, com o documentário “Kunhã Karai e as narrativas da terra”. No debate sobre cultura e direitos indígenas, participaram Ivan Guarany, Elvio Marques (do povo Pankararu) e o professor de antropologia Bruno Leite. O evento aconteceu no último dia 3 de maio no Cine Cultura, em Palmas.  

O Cine Debate faz parte do projeto “Diálogos Interdisciplinares”, que une diferentes disciplinas para melhor debater e promover o conhecimento e habilidades críticas, reflexivas, formando opiniões e conexões com os conceitos aprendidos em sala de aula.  

O objetivo principal do Cine foi que os estudantes pudessem expressar suas reflexões sobre a cultura e direitos indígenas, com foco no desenvolvimento do senso crítico e capacidade de identificação dos processos sociais que ocorrem nas diversas esferas da sociedade. E, assim, melhorando as perspectivas jurídicas e sociológicas. 

Kunhã Karai e as narrativas da Terra 

O documentário relata a história de vida e o movimento social de mulheres indígenas brasileiras se aproximam neste filme, em que os caminhos de luta cruzam no processo de se tornarem lideranças. Entre memórias afetivas, sonhos, elementos da cosmovisão ameríndia e gestos de resistência, reconhecemos a autenticidade de suas relações com os territórios e com a ancestralidade brasileira.  

O protagonismo feminino indígena, na atuação coletiva em defesa dos direitos originários, perpassa o debate sobre mudanças climáticas e proteção dos biomas, elementos que apontam caminhos de reconhecimento da história indígena contemporânea brasileira como porta-vozes da Terra. (com informações da Assessoria de imprensa da Prefeitura de Palmas).  

Nosso Whatsapp