Acadêmicos de Ciências Contábeis da FASEC levam capacitação à estudantes sobre controle social de contas públicas

Acadêmicos e o Professor Arlan Lima do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) capacitaram estudantes de uma instituição de ensino de Palmas sobre controle social de contas públicas, neste segundo semestre de 2022. A ação faz parte do projeto extensionista nomeada “Agentes de Controle Social”, em parceria com o Tribunal de Contas (TCE-TO), que teve início no primeiro semestre de 2022 e será contínuo.

O projeto é realizado inicialmente com os acadêmicos do 5º período de contabilidade da FASEC, como parte integrante da disciplina de “Contabilidade e Orçamento Público”. Inicialmente o TCE capacita os acadêmicos da FASEC, por meio da plataforma EAD, posteriormente é realizado um debate teórico e prático em sala de aula. Posteriormente, os estudantes de Ciências Contábeis, já capacitados, multiplicam esses conhecimentos de controle social junto aos alunos das escolas ou instituições parceiras, formando, assim, agentes de fiscalização.

“Fiscalizar as contas públicas é um dever de toda sociedade, e nós como professores precisamos colaborar para que nossos alunos desempenhem esse papel social”, confirma o professor Arlan Lima.

Agentes de Controle Social

O projeto tem como finalidade provocar as mudanças necessárias na concepção de fiscalização dos recursos públicos, aprofundando nos estudos das questões polêmicas da disciplina de Contabilidade e Orçamento Público.

A capacitação dos acadêmicos, por meio do TCE-TO, visa conhecer os meios fiscalizadores dos tribunais de contas, conselhos municipais e estaduais, de forma que estes possam levar até a sociedade da rede pública/privada o conhecimento adquirido, no intuito de fortalecer o cumprimento voluntário de regras sociais, fazendo com que a sociedade se torne parceira do TCE/TO no combate à corrupção, multiplicando assim, o conhecimento sobre o controle social.

Além de abordar a importância do controle social, outros temas são abordados durante a capacitação dos discentes como: o Estado e a Estrutura Administrativa; Origem e destinação dos recursos públicos; Orçamento e Contabilidade Pública; Importância do controle externo que é exercido pelos Tribunais de Contas e Licitações e Transparência.

Entre as escolas já beneficiadas com o projeto está a Escola Estadual Tiradentes, de Palmas.