Acadêmicos de direito da FASEC visitam Ministério Público do Estado e participam de projeto

Fotos: Francisca Coelhos/MPTO

Acadêmicos de direito da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) participaram do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento” no Ministério Público do Tocantins (MPTO), que busca aproximar o órgão dos estudantes, proporcionando uma troca de conhecimentos. A visita guiada e as apresentações ocorreram no último dia 30 de março, em Palmas.

Os estudantes das disciplinas de Prática Real Simulada (PRS) I, II, III, IV e V, acompanhados pelos professores Israel Andrade, Rogério Gomes e Karine Mota, foram recebidos pelo promotor de justiça Abel Andrade, que falou sobre as atribuições do MPTO, contou histórias, respondeu perguntas dos participantes e apresentou de perto a instituição. Assim, os acadêmicos puderam ainda conhecer os quatro andares da Procuradoria-Geral de Justiça, onde foi apresentado a funcionalidade dos departamentos e os serviços que são oferecidos.

“A gente caminha em Palmas e passa pelo prédio do MP e não tem noção da estrutura que tem dentro. Da quantidade de promotores, de procuradores, de comarcas no interior do Tocantins, é surpreendente”, enfatizou o estudante de direito da FASEC, Yuri Coelho.

O promotor de justiça, Abel Andrade, enfatizou que é muito importante “receber esse público e mostrar para cada estudante como funciona o Ministério Público, suas diversas áreas de atuação, como nós trabalhamos, detalhes de cada promotoria, procuradoria, setores administrativos. Mostrar como é a estrutura organizacional, para oferecer o que há de melhor à nossa sociedade”.

Participaram também a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que também é Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público. Além da Promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, e Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Vítimas de Crimes Violentos.

Projeto
O projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento” foi criado em 2022 com o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica, levando procuradores e promotores de Justiça até as universidades, para dialogar com estudantes de direito e de outras áreas relacionadas à atuação do órgão.

Com informações e texto: Assessoria de Comunicação do MPTO/ Daianne Fernandes

Fotos: Francisca Coelhos/MPTO