Acadêmicos de direito realizam cine-debate sobre “Corpo Delito”

Um aula diferenciada. Assim foi o cine-debate, tendo por referência o documentário “Corpo Delito”, desenvolvido pelos acadêmicos do 9º período de direito da FASEC – Faculdade Serra do Carmo na disciplina de Prática Real e Simulada IV,  ministrada pela professora mestre Cristiane Dorst Mezzaroba. O cine-debate aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro e faz parte da metodologia ativa, método de ensino-aprendizagem implantado pela instituição desde 2018.

69 acadêmicos, após assistirem o filme de 74 minutos, refletiram e discutiram sobre a situação apresentada em Corpo Delito, explorando desde o significado do nome do documentário, o contexto social-econômico vinculado à realidade do ator principal, quanto às mazelas da ineficiência do sistema prisional brasileiro. Como forma de registro das ideias debatidas, os acadêmicos redigiram um relatório reflexivo, registro que deverá incorporar o portfólio reflexivo produzido pelos acadêmicos na disciplina de PRS IV.

Documentário

O documentário Corpo Delito retrata a rotina de Ivan que, preso há oito anos ganhou o direito de sair da cadeia em regime semiaberto, mas pena para se adaptar à nova rotina. Apesar de estar livre da superlotação carcerária, continua preso a uma tornozeleira eletrônica e compartilha entre quatro paredes seu incômodo com amigos e familiares, impossibilitado de sair às ruas e fazer o que realmente deseja sem ter os passos vigiados pela polícia. Incomodado com a situação Ivan, tenta burlar o sistema de vigilância, saindo da rota estipulada, o que acarreta em regressão para o regime fechado de cumprimento de pena.

Metodologia ativa

Esta metodologia ativa de ensino e aprendizagem foi desenvolvida em parceria com a “Taturana – Mobilização Social”, uma instituição sem fins lucrativos, da qual a FASEC é embaixadora, que tem por objetivo ampliar a difusão de obras audiovisuais a partir de redes culturais, engajando pessoas e instituições em causas e conteúdos relevantes abordados pelas obras que disponibiliza gratuitamente para reprodução.

Nosso Whatsapp