Acadêmicos de Direito participam de visita orientada no Tribunal de Contas do Tocantins

O contexto histórico, a estrutura administrativa e o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em Palmas, foi apresentado para os acadêmicos de Direito da FASEC – Faculdade Serra do Carmo. A visita orientada faz parte das atividades da disciplina de Prática Real Simulada do curso de Direito e em decorrência do programa “TCE de Portas Abertas”, idealizado pelo Tribunal.

Os estudantes da disciplina de Prática Real Simulada conheceram ainda a estrutura organizacional, dentro do Plenário do TCE-TO. Além disso, os discentes acompanharam alguns julgamentos, conheceram o interior do Órgão, os servidores, o museu interno, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Tocantins e do Tribunal de Contas, bem como a biblioteca.

De acordo com a acadêmica de Direito Wanessa Paiva, “conhecer um pouco sobre a história do Tribunal de Contas do nosso Estado, a realidade vivenciada pelos servidores e oportunizar fiscalizar de perto os recursos públicos, é, de fato, uma experiência enriquecedora, de suma importância para a formação profissional do estudante de Direito”, confirma.

“TCE de Portas Abertas”

O programa foi implementado pelo Tribunal, cujo objeto está na viabilização de uma maior participação dos universitários e da população no conhecimento do TCE-TO e para maior fiscalização dos recursos públicos.

Colaboradora: Acadêmica de Direito Wanessa Paiva