Artigo: Consumismo e Meio Ambiente

As relações de consumo tem sofrido o impacto da pandemia pelo COVID 19 isso é um fato, mas hoje, em especial que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, devemos reforçar a necessidade de conversar sobre os impactos do modo de produção e consumo sobre o meio ambiente. Podemos refletir sobre essa problemática diante de três aspectos: lixo urbano, poluição e mudanças climáticas.

A urbanização, gera problemas de infra-estrutura como transporte público e saneamento além de segregação e favelização. Consequentemente, o lixo urbano também é um dos desafios dos gestores públicos e a causa de sérios problemas ambientais.

A poluição é um efeito do crescimento econômico e a causa de fatores que influenciam nas mudanças climáticas provocando ilhas de calor de um lado e enchentes e tsunamis de outro.

Que relação tem com o aumento do consumo? Na verdade, a proteção ambiental está diretamente ligada ao desestímulo ao consumo. Não é possível sustentar qualidade de meio ambiente sadio com o atual modo de produção. Esse é o desafio da humanidade. E você pode estar se perguntando o que eu posso fazer?

Os conceitos de consumo responsável, consumo sustentável, consumo consciente irão desembocar na atitude do consumidor que deve estar informado e ser responsável pelas escolhas que faz ao consumir. Cabe ao consumidor questionar o fornecedor sobre as práticas sustentáveis aplicadas no processo de produção desse produto ou serviço, estar atento às informações apresentadas nos rótulos e principalmente verificar se essas informações são verdadeiras. Denunciar, reclamar toda e qualquer prática que fere os direitos do consumidor e o meio ambiente.  Não se render aos efeitos hipnóticos da publicidade e exigir do poder público atitudes severas em relação aos donos do capital que não cumprem as regras ambientais e consumeristas.

Exigir do Poder Público a implantação de politicas públicas de conscientização e mudança de hábitos é essencial, podemos citar os processos de reciclagem como solução para a destinação do lixo urbano e também como um instrumento social. Um programa de coleta seletiva bem conduzido tende a desenvolver na população uma nova mentalidade sobre questões que envolvem a economia e a preservação ambiental. O cidadão ao começar a separar o seu lixo, passa a integrar todo um sistema de preservação do meio ambiente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), o Brasil produz diariamente 228,4 toneladas de lixo, dos quais 42% são descartados incorretamente. Os benefícios que há na coleta seletiva de resíduos sólidos para a população, são importantes uma vez que uma educação socioambiental contribui   para a sociedade por meio de empregos, saúde, economia.

Consumidor, valorize o seu dinheiro e só adquira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e comprova suas práticas sustentáveis.

Produção: Turma de Direito – TID II
Orientação: Professora Liliane Borges