Colaborador e Professor da FASEC recebem certificado do Tribunal de Contas por projeto sobre controle de contas públicas

O colaborador e analista de comunicação e marketing Elvio Marques e o professor de Ciências contábeis Arlan Lima, ambos da Faculdade Serra do Carmo (FASEC), recebem certificado do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) no concurso de vídeos “Fiscalize em 1 minuto”. Os colaboradores apresentam, em vídeo, o projeto Agentes de Controle Social, desenvolvido pelo docente e acadêmicos de contabilidade. A certificação aconteceu no último dia 16 de março, no auditório do tribunal, em Palmas.

O vídeo gravado e editado pelo analista de marketing e jornalista Elvio Marques, retrata o projeto idealizado pelo professor Alan Lima e pelos acadêmicos de contabilidade da FASEC, como parte integrante da disciplina “Contabilidade e Orçamento Público”. O mesmo é em parceria com o TCE, que capacita os acadêmicos da FASEC, por meio da plataforma EAD, posteriormente realizam um debate teórico e prático em sala de aula. Ademais, os estudantes de Ciências Contábeis, já capacitados, multiplicam esses conhecimentos de controle social junto aos alunos das escolas ou instituições parceiras, formando, assim, agentes de fiscalização.

Para assistir o vídeo do concurso “fiscalize por um minuto” basta acessar o link: https://www.instagram.com/reel/CjqITAiLf8Q/?utm_source=ig_web_copy_link

“A finalidade do projeto é provocar mudanças necessárias na concepção de fiscalização dos recursos públicos, e desta forma, fiscalizar as contas públicas. Nós como professores precisamos colaborar para que nossos alunos desempenhem esse papel social e leve isso para a sociedade. Isso é o que fazemos nesse projeto. E estamos muito felizes pela certificação do Prêmio, porque reconhece esse trabalho”, confirma o professor Arlan Lima.

“Retratar projetos como este, que mostra o empenho de um professor e de estudantes para que a sociedade tenha qualidade de vida a partir dos investimentos públicos, é incrível. Faz parte do nosso trabalho da comunicação dar voz e vez para estes projetos e pessoas. E ser reconhecido por isso é ainda mais gratificante”, reforça o jornalista, Elvio Marques.

Concurso

O concurso teve como objetivo a produção independente de vídeos com duração de até um minuto, em mídias digitais e o exercício por meio da participação ativa da população, com a finalidade a incentivar a sociedade a exercer o Controle Social na aplicação correta dos recursos públicos no Estado e municípios. No concurso, foram 14 inscritos e 10 selecionados entre os finalistas.

O evento da certificação ocorreu no último dia 16 de março, reunindo prefeitos, vereadores, secretários municipais, membros do Ministério Público Estadual e de Contas, além de representantes de órgãos estaduais e federais de Ouvidoria.

Projeto

A capacitação dos acadêmicos, por meio do TCE-TO, visa conhecer os meios fiscalizadores dos tribunais de contas, conselhos municipais e estaduais, de forma que estes possam levar até a sociedade da rede pública/privada o conhecimento adquirido, no intuito de fortalecer o cumprimento voluntário de regras sociais, fazendo com que a sociedade se torne parceira do TCE/TO no combate à corrupção, multiplicando assim, o conhecimento sobre o controle social.

Texto: Rute Almeida/Estagiária de comunicação

Revisão: Elvio Marques/Assessor de comunicação