Curso de Ciências Contábeis da FASEC realiza Cine Contábil em comemoração ao dia do contador

“Um Sonho de Liberdade”. O filme de 1995 dirigido por Frank Darabont com Tim Robbins e Morgan Freeman foi o escolhido para exibição do Cine Contábil, na última sexta-feira, 23 de setembro, como ponto focal de reflexão, debate e alusão ao Dia do Contador. O evento foi realizado pela Faculdade Serra do Carmo (FASEC), por meio da coordenação do curso de Ciências Contábeis.

Com o auditório da instituição lotado, estudantes e professores de todos os períodos do curso de contabilidade puderam durante cerca de duas horas assistir e fazer um momento de reflexão sobre o papel do Contador.

“Em comemoração ao dia do contador, 22 de setembro, trouxemos para o debate os conhecimentos, as técnicas e ainda a questão ética do profissional da contabilidade, a partir de uma produção audiovisual. Esse é o propósito da academia, levar o pensamento crítico para esses estudantes, futuros contadores, que serão os profissionais que farão uma sociedade igualitária e com responsabilidade econômica, técnica e social”, confirma a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Mônica Lima.

O Filme
Além de aprender o lado bom da profissão de contador, o filme “Um Sonho de Liberdade” também mostra como os conhecimentos desse profissional podem ser usados de maneira enganosa e indevida.

Ao ser preso injustamente, acusado de matar a esposa e o amante dela, um contador encontra uma forma de sobreviver no presídio e ganhar regalias: ele passa a fazer a declaração do imposto de renda das autoridades do local e, de certa forma, é capaz de controlar as finanças deles.

É possível ver o filme também na Netflix.