Curso de Direito da FASEC inicia projetos interdisciplinares sobre iniciação científica, prática jurídica e aperfeiçoamento profissional

O curso de direito da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) iniciou no último sábado, 2 de abril, três projetos interdisciplinares sobre iniciação científica, prática jurídica e aperfeiçoamento profissional. Ambos realizaram oficinas, por meio da plataforma Teams, com os estudantes do 1º ao 7º período, organizadas pela coordenação do curso e os professores das disciplinas de Trabalho Interdisciplinar (TID).

Os projetos tiveram como objetivo a realização de atividades de extensão, envolvendo conteúdos pertinentes à prática e aperfeiçoamento para ingresso nas carreiras jurídicas, além de um maior aprofundamento nos conteúdos do direito e de políticas públicas para os entes sociais.

Iniciação científica

O projeto interdisciplinar “Iniciação Científica” é destinado aos acadêmicos do 1º ao 3º período e foi idealizado com o objetivo de disponibilizar atividade de iniciação científica, envolvendo conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais.

No dia 02, foi realizada apresentação do projeto e palestra sobre perspectivas da iniciação científica, com os professores Ênio Walcacer e Romualdo Dropa.

Praticando direito

O projeto interdisciplinar “Praticando Direito” é destinado aos acadêmicos do 4º ao 7º período. O mesmo foi idealizado com o objetivo de realizar atividade de extensão, de forma prática, visando desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, para compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito.  Bem como atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos, tendo como produto um portfólio.

No dia 02, foram realizadas oficinas sobre Argumentação e Oratória, com os professores Valquíria Maranhão e Iranilson Mota.

Quero mais aprendizagem

O projeto interdisciplinar “Quero mais Aprendizagem” é destinado aos acadêmicos do 8º ao 10º período. O qual busca realizar atividade de nivelamento, constante de curso de aperfeiçoamento para ingresso nas carreiras jurídicas, além da capacitação de forma continuada, por meio de revisões e resolução de questões para as áreas de atuação jurídica, tendo como produto as aulas gravadas na ocasião de sua execução e que posteriormente poderão ser disponibilizadas a estudantes em situação de vulnerabilidade.

No dia 02, foi realizada resolução de questões e revisão de conteúdo de Direito Constitucional e Direitos Humanos, com os professores Lívia Helena e Romualdo Dropa.