FASEC recebe palestra sobre Direito e Política de Saúde no Sistema Prisional

Direito e Política de Saúde no Sistema Prisional. Este foi o tema central da palestra que aconteceu nessa quinta-feira, 03 de maio, no auditório da FASEC, organizado pelos acadêmicos de Direito da disciplina Tópicos Interdisciplinares de Direito – TID 3, orientado pela Professora Liliane Borges. Durante o evento foram ainda arrecadados pacotes de absorvente externo, que serão entregues às reeducandas da URSA – Unidade de Regime Semiaberto de Palmas.

A palestra foi ministrada pela Advogada Ana Paula Albuquerque, com a participação da Enfermeira Kátia Milhomem, da Psicóloga Dhieine Caminsk, da assessora jurídica da Secretaria de Cidadania e Justiça Gabriela Moura e da Professora e Advogada Sibelle Biazotto.

“A realidade dos sistemas prisionais é precária. O sistema prisional precisa de educação e ressocialização. O que não acontece atualmente e faz com que os reeducandos tenham dificuldade até mesmo de se reintegrarem socialmente. Portanto, foi muito relevante esta palestra na FASEC, onde tratamos sobre todo o sistema penitenciário, como funciona, sua estrutura no Brasil, a história e as dificuldades. E ainda um panorama de Palmas, especialmente das políticas e direitos da saúde no sistema prisional”, reforçou a palestrante.

A professora Liliane Borges apontou que o tema foi escolhido em sala de aula pelos alunos que consideraram importante o diálogo com outros profissionais e com a comunidade acadêmica, promovendo a interdisciplinaridade com o NPJ e beneficiando todos os interessados no assunto. “A escolha do tema foi justamente pela necessidade de conhecer e de fazer valer a política que garante o acesso da população carcerária ao Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos preceitos dos direitos humanos. É oportuno ao aluno c onhecer e se envolver com a realidade e com problemas locais. Dessa forma, sao melhor preparados para atuarem com profissionalismo e humanidade no mercado de trabalho do Direito. Por fim, esse é um projeto que vincula a FASEC com problemáticas da sociedade”, afirmou.

Doação
O projeto não se encerra com a palestra. No próximo dia 07 de maio, os acadêmicos de TID 3 irão até a Unidade de Regime Semiaberto de Palmas entregar os absorventes externos arrecadados para

as reeducandas. “Vamos levar ainda um profissional da saúde para falar com elas sobre a prevenção de doenças, inclusive as de origem emocionais. Mas acima de tudo vamos oportunizar aos alunos o exercício da fraternidade, do conforto e da esperança.”, confirmou a professora Liliane.