Mês Indígena: FASEC realiza debate sobre direitos dos povos indígenas e exposição fotográfica sobre a etnia Akwe-Xerente

A Faculdade Serra do Carmo (FASEC) realizou nos dias 19 e 20 de abril ações voltadas ao mês indígena, como forma de valorização das tradições culturais dos povos indígenas e para melhor compreensão sobre os seus direitos. Para isso, foram realizadas duas palestras com representantes indígenas das etnias Guarany e Pankararu, além de exposição fotográfica sobre os Akwe-Xerente.

As palestras e debates sobre direitos, história e desmistificação sobre os povos indígenas foram realizadas pelos palestrantes Ivan Guarany (bacharel em direito) e Elvio Marques (Jornalista, mestre em comunicação e sociedade e pertencente à comunidade Pankararu). No período da manhã, a palestra aconteceu para os acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, das disciplinas de Língua Portuguesa, Teoria Geral do Processo (TGP), Direito Constitucional III, Psicologia e História do Direito. Já no período noturno, as palestras aconteceram junto as turmas de Antropologia Jurídica e Direito Constitucional III, que são disciplinas que debatem a temática indígena.

Os debates tiveram como objetivo a desconstrução de estereótipos inerentes aos povos indígenas, apresentação da história e dados no Tocantins. E ainda, apresentação e debate sobre direitos e legislação específica sobre os nativos indígenas.

Exposição fotográfica         

Intitulada “Akwe-Xerente do Tocantins: um ethos indígena e a nova ancoragem da tradição”, a exposição fotográfica, organizada por Adriana Tigre e Elvio Marques, ficou exposta nos dias 19 e 20 de abril no hall da FASEC.

A mesma apresentou as tradições, costumes e ainda a inclusão das novas tecnologias na aldeia Porteira, do Povo Xerente, localizada em Tocantínia, cerca de 70km de Palmas. A etnia tem aproximadamente de 4 mil indígenas, distribuídos em 69 aldeias e são falantes da língua Akwe. Entre os rituais da comunidade está o Dasipé, que é uma nominação akwe das crianças e jovens.

Nosso Whatsapp