No mês indígena, FASEC enfatiza temática e debate sobre o fim de estereótipos

No Dia Nacional dos Povos Indígenas, 19 de abril, a Faculdade Serra do Carmo (FASEC) realizou um debate com os acadêmicos do curso de direito, como forma de minimizar os estereótipos, valorizar as tradições culturais e refletir sobre os direitos dos povos originários do Brasil. Para isso, foram realizadas duas palestras com o representante indígena da etnia Pankararu, Elvio Marques.

As palestras “O que devemos saber sobre os povos indígenas” trataram sobre direitos, história e desmistificação dos povos indígenas. No período da manhã, o debate aconteceu com os acadêmicos de direito, da disciplina direito ambiental da docente Liliane Borges. Já no período noturno, a discussão uniu as turmas de direito ambiental e direito constitucional III das professoras Lívia Helena e Liliane Borges, respectivamente, disciplinas que debatem também a causa e temática indígena.

O palestrante Elvio Marques enfatizou que o mês indígena é muito relevante “para combater preconceitos, conhecer mais das culturas indígenas e refletir sobre os direitos indígenas para os futuros profissionais da advocacia, que serão, também, responsáveis pela aplicação de leis, como forma de respeitar inclusive a Constituição Federal de 1988”. O palestrante é jornalista, mestre em comunicação e sociedade, além de analista de marketing na FASEC.

Projeto

O evento faz parte de um projeto anual da instituição “Mês Indígena”, que objetiva a desconstrução de estereótipos inerentes aos povos indígenas, apresentando ainda a história e dados no Brasil e Tocantins. Além disso, buscar refletir e debater sobre direitos e legislações específicas dos nativos indígenas.

Texto: Rute Almeida – Estagiária de Comunicação
Revisão: Elvio Marques – Assessor de Comunicação

Nosso Whatsapp