Projeto Agentes de Controle Social da FASEC tem como parceria o Tribunal de Contas do Tocantins

O Projeto Agentes de Controle Social da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) tem como parceria o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO). Esse Projeto extensionista foi criado em 2021 pelo curso de Ciências Contábeis e tem com finalidade provocar mudanças necessárias na concepção de fiscalização dos recursos públicos junto aos estudantes de escolas de Palmas. Os idealizadores são os professores Arlan  Marcos e a coordenadora do curso Mônica Lima.

O TCE-TO capacita os acadêmicos, por meio da plataforma EAD e posteriormente é realizado debates teóricos e práticos em sala de aula. Em seguida, os acadêmicos, já capacitados, multiplicam esses conhecimentos de controle social junto os estudantes das escolas ou instituições parceiras, formando, assim, agentes de fiscalização.   

Em 2023 o projeto foi finalista e recebeu certificação no concurso “Finalize em 1 minuto” realizado pelo TCE-TO, que teve como objetivo incentivar a sociedade a exercer o Controle Social na aplicação correta dos recursos públicos no Estado e municípios.   

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Mônica Lima, reforça que o projeto tem responsabilidade social e une teoria e prática. “Os acadêmicos são levados não apenas a refletir sobre a fiscalização das contas públicas, mas colocar em prática uma responsabilidade que é social, de todos nós. E aprendem ainda sobre transmitir o conhecimento adquirido em sala de aula”.  

Para o professor Arlan Lima, fiscalizar as contas públicas é um dever de toda sociedade. “E nós como professores precisamos colaborar para que nossos alunos desempenhem esse papel social. Por isso, não é apenas uma ação educacional, mas também parceria com o Tribunal de Contas para mostrar que esses órgãos desempenham um papel muito importante na sociedade, mas que precisa do apoio de todos os entes envolvidos”, confirma o professor Arlan Lima.  

Agentes de Controle Social 

O projeto tem como finalidade a fiscalização dos recursos públicos, aprofundando nos estudos das questões polêmicas da disciplina de Contabilidade e Orçamento Público.  

A capacitação dos acadêmicos, por meio do TCE-TO, visa conhecer os meios fiscalizadores dos tribunais de contas, conselhos municipais e estaduais, de forma que estes possam levar até a sociedade da rede pública e privada o conhecimento adquirido, no intuito de fortalecer o cumprimento voluntário de regras sociais, fazendo com que a sociedade se torne parceira do TCE-TO no combate à corrupção, multiplicando assim, o conhecimento sobre o controle social. 

   

   

   

Nosso Whatsapp