Projeto Fasec vai à escola: Uma abordagem psicossocial da prática do bullying e a responsabilidade civil dos pais e da escola

No dia 05 de setembro deu-se início à execução do projeto de extensão da Faculdade Serra do Carmo intitulado FASEC VAI À ESCOLA. Este projeto tem o intuito de refletir, junto aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares das cidades de Palmas, Porto Nacional e Miracema, sobre a temática do bullying, abordando tanto os aspectos psicossociais quanto as consequências jurídicas da prática do mesmo. Problema recorrente entre as escolas atualmente, o bullying é um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente, e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. As escolas e pais, na grande maioria das vezes, não sabem se posicionar frente ao problema, as vítimas e as testemunhas se calam, assim, o grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais. O projeto é desenvolvido pelos professores Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa e Me. Roger Rodrigues Lippi e consiste na apresentação de uma palestra com duração de, aproximadamente, uma hora. Ao final, os alunos recebem ainda uma cartilha explicativa, onde são apresentados os sintomas mais comuns da vítima desse tipo de agressão, algumas pistas de como identificar os agressores, conselhos para pais e professores sobre como prevenir esse tipo de situação e mostra, ainda, quais as consequências jurídicas para os envolvidos, com o intuito de se aprofundarem mais sobre o tema e compartilharem o conhecimento adquirido com pais, familiares e amigos.No dia 05 de setembro deu-se início à execução do projeto de extensão da Faculdade Serra do Carmo intitulado FASEC VAI À ESCOLA. Este projeto tem o intuito de refletir, junto aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares das cidades de Palmas, Porto Nacional e Miracema, sobre a temática do bullying, abordando tanto os aspectos psicossociais quanto as consequências jurídicas da prática do mesmo. Problema recorrente entre as escolas atualmente, o bullying é um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente, e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. As escolas e pais, na grande maioria das vezes, não sabem se posicionar frente ao problema, as vítimas e as testemunhas se calam, assim, o grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais. O projeto é desenvolvido pelos professores Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa e Me. Roger Rodrigues Lippi e consiste na apresentação de uma palestra com duração de, aproximadamente, uma hora. Ao final, os alunos recebem ainda uma cartilha explicativa, onde são apresentados os sintomas mais comuns da vítima desse tipo de agressão, algumas pistas de como identificar os agressores, conselhos para pais e professores sobre como prevenir esse tipo de situação e mostra, ainda, quais as consequências jurídicas para os envolvidos, com o intuito de se aprofundarem mais sobre o tema e compartilharem o conhecimento adquirido com pais, familiares e amigos.