Curso de Direito da FASEC promove Cine Debate sobre trabalho escravo contemporâneo

Acadêmicos e docentes de Direito da Faculdade Serra do Carmo (FASEC) Bruno Leite, Murilo Braz e Lívia Helena promoveram debate interdisciplinar sobre o trabalho escravo contemporâneo: uma análise na perspectiva trabalhista Sociológica e Constitucional. O evento aconteceu no último dia 9 de março.

O Cine Debate faz parte do projeto “Debates Interdisciplinares”, que une diferentes disciplinas do curso de Direito para melhor debater e promover o conhecimento e habilidades críticas, reflexivas, formando opiniões e conexões com os conceitos aprendidos em sala de aula.

O objetivo principal do Cine foi que os estudantes pudessem expressar suas reflexões acerca do tema e dos Direitos Humanos, vinculando os aportes abordados, para o desenvolvimento do senso crítico e capacidade de identificação dos processos sociais que ocorrem nas diversas esferas da sociedade. E, assim, melhorando as perspectivas jurídicas e sociológicas.

“Fico muito feliz com esse tipo de debate, pois os alunos puderam ampliar seus conhecimentos, compreendendo de forma profunda a gravidade e a complexidade do tema do trabalho escravo. E aprendem com mais ênfase a relevância das questões sociais para graduação de Direito, a partir de diferentes perspectivas do direito, da política e da sociologia por meio da interdisciplinariedade”, afirma professor e um dos idealizadores do projeto, Bruno Leite.

Cine

O filme “7 Prisioneiros”, é um filme dirigido por Alexandre Moratto com Cecília Homem de Mello e Christian Malheiros. Ele faz um paralelo entre a situação de opressão, medo e relações afetivas entre opressores e oprimidos do passado escravista. Assim, o mesmo aborda, de forma contundente, à temática do trabalho escravo na contemporaneidade, resultando em questões fundamentais para a sociologia, ciência política, constitucionalidade e direito do trabalho.

Texto: Rute Almeida – estagiária de Comunicação

Revisão: Elvio Marques